OCUPANDO O LATIFUNDIO ELETROMAGNETICO

Rádio Várzea é atacada pelo Grupo Bandeirantes!

Nessa segunda (31 de Outubro), o Grupo Bandeirantes de Comunicação apresentou uma denúncia (clica no azulzinho e ouça o audio! ) relatando que os alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo mantinham, há cerca de 7 anos, uma rádio pirata e ilegal no espaço dos estudantes no prédio da História e Geografia (FFLCH/USP). A mesma notícia também trazia ainda trechos de programas da própria Rádio, além de uma “suposta entrevista” (falsa, já que o repórter não informou em nenhum momento que estava realizando uma série perguntas para a matéria da Bandeirantes, descontextualizando assim suas declarações) com um integrante da rádio.

Já na terça-feira (dia 01 de Novembro), outra reportagem — (ouça aqui) —, também da Rádio Bandeirantes, alertava à todos que “a ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações] já avisou a Reitoria da USP e espera uma autorização da justiça para poder apreender os transmissores e tirar do ar a rádio pirata“.

Como se percebe a partir da reportagens aqui citadas, o Grupo Bandeirantes e a ANATEL dão o ponta-pé inicial para uma nova campanha de criminalização (e mentiras!) contra as rádios livres e comunitárias. A Rádio Várzea deixa claro que não irá se intimidar com esta ofensiva repressiva da ANATEL e Polícia Federal e que suas transmissões continuarão a ser diárias.

Nesse contexto, a Rádio Várzea pede apoio à todos os movimentos sociais, comunidades, sites e pessoas que lutam e estão dispostos a fortalecer o direito social e humano à comunicação. Cabe lembrar que as rádios livres e comunitárias cumprem um papel fundamental na transmissão de uma informação não-comercial e alternativa, dando caráter público ao espaço eletromagnético de difusão. Mesmo assim, e cada vez mais, continuam sendo fortemente criminalizadas.

Nesse ano, só para ficar em alguns exemplos, a Rádio Livre Pulga (Rio de Janeiro) e a Rádio Livre Muda (Campinas) também já sofreram ataques por parte da Polícia Federal (PF) e ANATEL. E agora, infelizmente e mais uma vez (já que também fomos atacados 2004 e 2006), a Várzea na USP também está na mira.

Mas nós não iremos ficar quietos! Como dissemos em nosso manifesto: “Outras formas de se comunicar são necessárias e urgentes para uma mudança em nossas vidas. Fortalecer essas formas que temos, criar outras e expandir o debate para dentro e para fora da academia são questões que se colocam a todos os coletivos de comunicação livre! Pra cima deles!“.

Defenda a Rádio Várzea Livre! Não deixe que a Polícia Federal e ANATEL calem a nossa voz! Qualquer movimentação repressiva desses órgãos governamentais deve ser repudiada! Vamos impedir que a ANATEL e PF roubem os transmissores e equipamentos da Várzea.

Avisemos uns aos outros para que nada contra nós aconteça! Não deixem que eles entrem na Várzea! Seguimos fortes na luta coletiva e nas ondas livres…

Porque aqui é assim: na Rádio Várzea a gente sabe quem trama e quem tá com a gente…

RÁDIO VÁRZEA LIVRE — SINTONIZE E PARTICIPE!   107, 1 FM LIVRE!

www.radiovarzealivre.wordpress

www.radiolivre.org

FORA POLÍCIA DO MUNDO!

12 Respostas

  1. Hugo

    vale lembrar que apos a denuncia (primeiro link), varias pessoas comentaram a noticia, uns poucos condenando a radio, e a maioria criticando a intencao da band, a pervesidade do jornalista e questinando o real interesse da “denuncia” por parte da emissora

    logo depois do meu comentário, que nao foi mto educado, TODOS os comentarios sumiram inexplicavelmente

    nao acreditando, pedi pra um amigo em outro lugar do Estado confirmar o “sumiço”, e realmente, não era impressao minha ou problemas no meu computador

    entao postei denovo perguntando dos comentarios “desaparecidos”

    e hoje, inexplicavelmente, todas as respostas reapareceram, exceto a minha que perguntava onde estavam os comentários….

    estranho não?! certamente vao dizer que foi alguma falha no sistema e blablabla
    deixa eu parar por aqui antes que receba uma “notificação extrajudicial”

    3 de novembro de 2011 às 3:13

  2. bruna

    apoio total a varzea

    3 de novembro de 2011 às 9:09

  3. Penso em que seja verdadeiramente interessante esta movimentação em prol do direito à comunicação, da liberdade para expressar-se com a devida responsabilidade e coisa e tal… Somente não concordo com a frase: “Fora polícia do mundo”. Ao menos para mim seria mais sensato: “Polícia dentro e junto, aliada aos legítimos interesses do povo brasileiro: saúde, justiça social, educação, distribuição de renda e total liberdade de expressão”.

    3 de novembro de 2011 às 9:34

  4. Todo apoio à Rádio Várzea!
    Por uma, dez, cem, mil rádios livres e populares!
    Adiante, Ruivo Lopes

    3 de novembro de 2011 às 20:52

  5. Total apoio da Radio Muda a Varzea, estaremos divulgando o acontecido nos programas…

    4 de novembro de 2011 às 10:02

  6. Nóia

    Obrigado ao Grupo de agronegociantes por nos levar a lugares nunca dantes alcançados pelo coletivo de rádio livre citado na referida matéria: as páginas midiáticas da comunicação conservadora, legalista, capitalista e covarde!

    Convenhamos, entretanto, que isso não é nada além de uma pequena e insuficiente retribuição, tendo em vista que nós também somos gratos a vocês por um outro motivo. Afinal, nós não existiríamos se vocês não quisessem tanta “liberdade” para a efetivação do “exclusivo”, ou vice-versa (mas sempre com aspas).

    Por fim, que tal se o Agostinho perdesse o medo da exposição pública e fizesse com sua imagem o que tentou fazer com membros do coletivo: revelar-se!

    Viva (e faça) a violência libertária!

    9 de novembro de 2011 às 14:04

    • Violência leva ninguém a nada!
      Viva a Resistência Pacífica.

      9 de novembro de 2011 às 20:24

  7. Violência leva a nada!
    Viva a Resistência Pacífica.

    9 de novembro de 2011 às 20:25

  8. Foi mal! Acabei publicando comentário duplo sobre a mesma ideia. Peço perdão.
    Mas, enfim: é necessário resistir? Sempre.
    Porém, a forma de resistência determina a adesão ou não que possamos conseguir.
    Por uma Cultura Liberta…

    9 de novembro de 2011 às 20:39

  9. Pingback: A ANATEL e o mito da interferência « RADIO VARZEA 107.1 FM

  10. Pingback: » A ANATEL e o mito da interferência RADIO VARZEA 107.1 FM

  11. Pingback: SABOTAGEM: A guerra não vai acabar! « RADIO VARZEA 107.1 FM

Deixe um comentário